sexta-feira, 23 de abril de 2010

O SHOPPING NOSSO DE CADA DIA

FERNANDO CAIRO, superintendente do shopping Jequitibá


Às vésperas de completar dez anos, no próximo dia 5 de maio, o Jequitibá vem provando que ao contrário do que muitos pensavam o shopping além de se consolidar dentro de um novo conceito mercadológico de varejo criou também uma cultura de hábitos de compra e mudou o perfil do consumidor no sul da Bahia. E já atinge mais de 60 por cento de crescimento efetivo. Isso não veio por acaso, mas por conta de muito trabalho, de muito investimento e de ações positivas na área de marketing. O atual superintendente do Jequitibá Fernando Barbosa Cairo, é publicitário, tem apenas 33 anos e já acumula uma experiência de sucesso na direção de um shopping em Campina Grande, na Paraíba. Aqui, ele fala sobre a parceria entre o Grupo Chaves e a rede Aliansce de shopping centers que abrange também o Iguatemi. E sobre o dia a dia do shopping e sua influência na economia regional.

ESTACIONAMENTO

Não é verdade que o shopping não assuma responsabilidades sobre os veículos que ficam no estacionamento. Se o carro tiver sido avariado ou sofrer outro qualquer tipo de dano que as nossas câmeras de monitoramento através do nosso CFTV (Circuito Fechado de Televisão) tenham registrado, o shopping não foge das suas responsabilidades legais. Agora, existem (em pequenas proporções) àqueles que tentam tirar proveito, isso a gente tem que apreciar com muito cuidado.

SERVIÇO

Temos uma preocupação enorme em prestar um serviço à altura da população itabunense e é claro, regional. As queixas mais freqüentes estão diretamente ligadas ao hipermercado. Mas, a Associação dos Lojistas do Shopping é quem pode exigir um melhor atendimento e cobrar mudanças e agilidade nos serviços prestados aos usuários. A gente lembra que em quatro anos, o hiper já mudou três vezes de gerente. As longas filas nos caixas e o atendimento no local dos cartões, também são objetos de críticas que precisam ser revistos.


CARRINHOS DE SUPERMERCADO

Outro problema que temos tentado solucionar são os carrinhos do hipermercado. Além de causarem transtornos porque são deixados aleatoriamente por toda a parte também ocupam vagas de veículos maiores. Inclusive já se pensou até em se criar um espaço para estacionamento dos carrinhos. Agora, é preciso também a colaboração e a educação dos usuários do hipermercado.

PRAÇA DA ALIMENTAÇÃO

Um dos pontos mais procurados pelas pessoas que vêm ao shopping é a Praça da Alimentação. Além da variedade de restaurantes também chama a atenção pela musicalidade. Regularmente temos investido em grupos musicais daqui da cidade e também abrimos espaços para pequenas apresentações de grupos culturais. Geralmente trabalhamos com artistas que tocam MPB (voz e violão) porque não dá pra trazer grandes bandas, já que o espaço não comporta e não foi criado para isso.

CINEMA

Temos duas salas de exibição (cada uma de 230 lugares) que tem uma boa aceitação por parte do público. Mas, é bom lembrar que nesse momento a cinematografia passa por um momento difícil devido ao avanço da pirataria e também pelo download que permite qualquer um baixar o filme que quiser direto da Internet. Temos recebido muitas queixas quanto a atual operadora do Starplex. O público reclama que nos filmes dublados o áudio é ruim e os lançamentos não acompanham o mercado nacional. Estamos acompanhando atentamente o problema e temos cobrado providências efetivas.

AMPLIAÇÃO

O projeto de expansão estava indo muito bem, mas devido à crise financeira mundial, houve uma retração no mercado e nós também fomos atingidos. Mas, agora retomamos o processo de ampliação que prevê a abertura de mais 20 lojas satélites mais lojas-âncoras. Uma delas, á a C&A, que ainda está dentro do nosso contexto. Isso a curto e médio prazos. Agora, numa segunda e terceira etapas, pode acontecer a tão sonhada expansão vertical. O Jequitibá tem estrutura para isso. Enquanto isso não acontece mexemos no mix de produtos e na qualificação das lojas atraindo pra aqui grandes marcas que são sucesso de público e de vendas.

PROMOÇÕES

Investimos em promoções durante todo o ano. Nossos lojistas acompanham as tendências do mercado a nível nacional e internacional. Procuram se empenhar e criar mecanismos que atraiam os consumidores através de campanhas publicitárias. Essas promoções são discutidas semanalmente com os lojistas associados. O mês dedicado às Mães e a semana do Dia dos Namorados (inclusive a campanha desse ano é Jequitibá – 10 anos de amor por você) são grandes indicadores comerciais. Mas, o Natal é o carro-forte das vendas. Basta dizer que só um mês de dezembro corresponde a um faturamento trimestral.

MOVIMENTO

Na última pesquisa que fizemos só em dezembro do ano passado houve um fluxo de pessoas no shopping de mais de 600 mil pessoas. Identificamos também o perfil das classes sociais que vêm ao shopping sendo que a classe A representa de 20 a 30 por cento, enquanto a B, C e D chegam até o setenta por cento. Outro dado interessante: o público feminino é de 54%, enquanto o masculino fica em 46 por cento. Mensalmente, temo uma média de circulação no shopping de 480 mil pessoas com um índice rotativo em torno de cinco mil veículos. O que nos deu um crescimento de mais de 20% nas vendas no ano passado em relação a 2008.

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